terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Detona Ralph


NOTA: 10

Quando fui assistir Detona Ralph estava preparado para ver um roteiro mais preocupado em empurrar uma série de personagens de jogos antigos e atuais do que contar uma boa história. Mas felizmente estava enganado, e Detona Ralph conta com uma história brilhante e cativante. E ainda assim os estúdios Disney não se esquecem daqueles marmanjões, como eu, que viviam grudados no fliperama, nos premiado com uma viagem nostálgica aos personagens e jogos como Street Fighter, Super Mário e até mesmo PacMan. Assim, o estúdio acerta em dobro, privilegiando tanto os fãs da sétima arte, quanto os dos games.

Em Detona Ralph, Fix-it Felix é um jogo arcade que surpreendentemente completa 30 anos de atividade. Contudo, o vilão do game, Ralph, está cansado de fazer o papel do vilão do jogo, pois não se considera mal e não gosta de ser ignorado por todos em função disso. Para conquistar o respeito dos seus colegas de jogo, Ralph sai numa aventura em outros jogos para conquistar uma medalha de herói e assim provar seu valor. No decorrer da sua jornada ele vai parar no Sugar Race, um jogo de corrida bastante doce e singular, e lá ele encontra Vanellope, uma menina ignorada por ser um bug do jogo e que também quer mostrar seu valor aos seus colegas, vencendo uma corrida. Os dois personagens topam se ajudar, mas vão ter que encarar o vilão Candy que persegue Vanellope a qualquer preço e uma infestação de insetos assassinos. Além disso, Ralph tem que voltar rápido para o seu jogo, antes que ele seja desligado por não contar mais com o seu antagonista.




Dirigido pelo estreante Rich Moore, o diretor não se contenta em apenas contar uma história que envolva personagens de vídeo game, ao invés disso, engradece sua obra com detalhes como a movimentação em low frame dos personagens de Fix-it Féllix, e até mesmo uma direção de arte que faz referência direta ao período em que alguns dos jogos apresentados eram populares, como na cena onde Ralph e outros vilões deixam o cenário de Pac Man e vemos a imagem exatamente com os gráficos pixelados do período (o mesmo acontece nos créditos finais que faz uma viagem pela história dos vídeo games).

Além disso, o roteiro, cujo Rich também é um dos autores, tem algumas sacadas geniais como a apresentação do conflito vivido por Ralph numa sessão de terapia em grupo com outros vilões como Zangief e Bowser. Aliás, é nessa mesma cena em que a premissa de todo o filme é dada numa fala de Zangief: “Ralph você é um malvado, mas isso não quer dizer que você seja malvado”. É essa frase que vai fazer um vilão dos games de coração puro como Ralph, provar que tem mais valor do que qualquer herói.




O roteiro também acerta em não deixar nenhuma ponta solta, fazendo com que tudo o que foi apresentado, como o vulcão de Coca-Cola e Menthos, o laser para atrair insetos, o martelo milagroso de Félix, todos aparentemente sem muita importância, tenham uma função crucial para o desenvolvimento da história. Os termos do mundo dos games também, com virar turbo ou ser um bug, são usados sem pieguices e são muito bem explicados, não caindo na armadilha fácil de transformar as falas em algo que só tenha significado para quem viva naquele mundo.

Os personagens são um caso a parte. É impossível não simpatizar com o grandalhão Ralph que só que ter um pouco mais de respeito. Ainda mais cativante é a pequena e adorável Vanellope, que mesmo sendo um bug (o equivalente a uma doença sem cura) não deixa de estar sempre bem humorada e determinada a atingir seu objetivo de vencer uma corrida do Sugar Rush, mesmo tendo todos contra si. E o casal Félix e Calhoun que mesmo tendo 30 anos e muita tecnologia os separando formam uma dupla corajosa e divertida.

Assim, 2013 começa com um excelente filme que mesmo sendo uma animação, transita entre as risadas e as lágrimas, mostrando como esse gênero vem ficando cada vez mais adulto. Detona Ralph não é só uma viagem à nostalgia muito bem-vinda ao universo dos games, mas também uma história rica, inteligente e cativante que dá vontade de ver e rever muitas vezes.

CONFIRA O TRAILER

Nenhum comentário: