quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Amanhecer - Parte 2




Nota: 4

Somente no seu quinto e último filme, a “saga” Crepúsculo finalmente deixa de ser uma história medíocre e desprezível pra se tornar apenas desprezível. Amanhecer – Parte 2 é sem dúvida o melhor de todos os cinco filmes, mas ser o melhor não necessariamente significa ser bom, ainda mais nessa “saga”.

A grande diferença de Amanhecer - Parte 2 dos seus antecessores é que esse último finalmente tem uma história: o casal Edward e Bella tentando proteger a vida da filha da morte certa nas mãos dos Volturi. Durante quatro filmes vimos apenas uma menina sem personalidade e de autoestima baixa (Bella) se humilhando ora para um vampiro com uma opção sexual questionável (Edward) e ora para um lobisomem que tinha certa dificuldade em ficar de camisa (Jacob). Agora, os Cullen e os Quileutes de fato vivem um drama e se aproximam cada vez mais de um confronto fatídico com os Volturi, adiado por tanto tempo.



Mas essa é uma das poucas melhoras que a “saga” sofreu. Além disso, o trio de protagonistas também melhoram em suas atuações. Lembrando que melhorar está longe de ser bom. Acho que Bella precisava mesmo virar vampira pra ganhar alguma personalidade. Dessa vez, Edward consegue até ser engraçado. E Jacob, além de ficar sem camisa, surpreende se firmando como um perfeito pedófilo, chegando ao cúmulo de perguntar a Edward se pode chama-lo de pai. Que “belo exemplo” não?



Mas fora isso, a “saga” continua fraca sobre os mesmos aspectos. Com efeitos especiais que parecem terem feitos há vinte anos atrás, os lobisomens continuam incrivelmente artificiais. Mas desta vez eles não estão sozinhos, porque igualmente artificial é Renesmee enquanto bebê.

O roteiro continua com os mesmos amadorismos transformando os vampiros numa espécie de X-Men tendo cada um super poder, cruciais na batalha final da história. Mas que preguiça de escrever um livro/roteiro descente inventando esses truques baratos.

Mas nada disso se iguala a autêntica Pegadinha do Malandro que acontece no final do filme, quando finalmente a aliança dos Cullen com os Quileutes enfrentam os Volturi. Tirou toda a chance da “saga” terminar com algum estilo (e sem estas aspas).

Na verdade, há muitos mais problemas para apontar na em Amanhecer – Parte 2. Percebi que tenho certo prazer em criticar a “saga”. Mas maior prazer me dá saber que finalmente... ACABOU!




CONFIRA O TRAILER


Leia também as críticas de:


Nenhum comentário: